quarta-feira, 16 de abril de 2008

SEXTAS ALTERNATIVAS


PELA JANELA ABRE O PROJETO SEXTAS ALTERNATIVAS 2008

O Espetáculo PELA JANELA da La Trama Cia. Teatral abre a Edição do Projeto Sextas Alternativas 2008, que neste nono ano apresenta algumas novidades por solicitação da comunidade:

· O Projeto irá alternar algumas datas, podendo acontecer também em outros dias da semana, como será o caso desta primeira apresentação que será numa quinta-feira
· Este ano o Projeto pretende trabalhar preferencialmente com a linguagem do Teatro (ano passado trabalhou com o cinema)
· Ampliação das atividades culturais para cursos e oficinas de arte

A semente plantada há oito anos atrás já rendeu frutos Ano 2000. Um Grupo de Teatro já extinto (Grupo Cultural Itinerante) percebe que o artista deve vir aonde o povo está e alia-se a uma Associação de Moradores (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga - AMORABI) para promover apresentações culturais de graça para as pessoas do Bairro.
Ano 2008. O Projeto Sextas Alternativas continua ativo e é uma das iniciativas mais perenes da cidade de Joinville e talvez a única que promova regularmente há tanto tempo, atividades culturais gratuitas para a população. Quase 10 mil pessoas já participaram do Projeto. Mais de 100 atrações diferentes (teatro, dança, música, lançamento de livro, exposição de artes plásticas, declamação de poesia, exibição de filmes, conversas sobre arte etc). Além disso através do Projeto, a AMORABI criou outras atividades culturais para a comunidade – Violão, Coral, Dança de Salão. Ano passado promoveu através de Projeto encaminhado ao Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, o CICLO DE LEITURAS DRAMÁTICAS onde mais de 60 pessoas participaram com cinco diretores contratados da Leitura de Textos de Teatro. Recentemente, o Itinga foi escolhido pela Fundação Cultural de Joinville para participar do Projeto CURTA NOS BAIRROS e diversas pessoas puderam participar da produção de um filme digital, que foi lançado com sucesso no mês de março no Bairro.

A semente lançada há quase 10 anos, já produziu muitos frutos e o resultado é o reconhecimento por parte de diversos artistas que vêem apresentar suas obras gratuitamente para a comunidade. Todos os anos diversos grupos e artistas fazem questão de colocar nas suas atividades, uma apresentação no Itinga.

Os objetivos do SEXTAS ALTERNATIVAS continuam os mesmos:

- Promover apresentações culturais gratuitas para a comunidade do bairro Itinga e pessoas interessadas
- Auxiliar na formação de público para a cultura em geral
- Refletir sobre as atividades culturais da cidade de Joinville
- Aproximar as famílias do bairro através da ida ao Projeto
- Estimular a formação de novos artistas
- Educar pela arte a para arte
- Desenvolver a criticidade, curiosidade, criatividade e inquietação intelectual como impulsos básicos para realizar qualquer atividade
- Aguçar o sentido estético da platéia e o processo criativo
- Trabalhar a cultura como um agente capaz de ajudar no combate a violência urbana
- Oportunizar aos participantes uma experiência artística e cultural, como forma de comunicação e expressão de uma realidade.

Os Grupos teatrais interessados em participar do Projeto deste ano, devem entrar em contato com o Produtor do Projeto, Cristóvão Petry (cristovaopetry@gmail.com, 47 9603 5584)


Sobre o espetáculo PELA JANELA
O espetáculo “Pela Janela” é resultado de uma série de desafios que a La Trama Companhia Teatral, ao longo de sua breve história, se impôs. Esses desafios funcionaram como provocações e alavancas, desde as quais, o trabalho foi sendo gerado. Nesse sentido, o texto de Georges Feydeau, por suas características formais, imediatamente encontrou espaço dentro desse trabalho. Isso porque permitiu explorar o trabalho do ator, o uso de um espaço cênico não convencional e, ao mesmo tempo, discutir uma questão bastante atual: a relação de poder em nossa sociedade.

Sinopse
Um advogado com uma esposa muito ciumenta. Uma vizinha farta do ciúme infundado do seu marido. Uma estranha proposta. Estes são os ingredientes que temperam esta comédia escrita pela habilidosa pena de Georges Feydeau, que de forma concisa e hilariante, consegue expor a fragilidade e as mazelas da condição humana.

Sobre a companhia
A La Trama Companhia Teatral foi fundada em janeiro de 1999 com o propósito de dar continuidade e estabilidade à pesquisa sobre o trabalho do ator, iniciada em um seminário sobre atuação, em Buenos Aires. Atualmente a La Trama Companhia Teatral monta espetáculos, atua na formação de atores, mantém intercâmbios com grupos nacionais e internacionais e participa ativamente do movimento teatral joinvilense.

Ficha Técnica
texto GEORGES FEYDEAU tradução e adaptação AMARILDO DE ALMEIDA elenco CRISTOVÃO PETRY e JUCIARA DO NASCIMENTO cenário O GRUPO iluminação O GRUPO figurino (concepção) JUCIARA DO NASCIMENTO figurino (execução) MARIA LAEDY DO NASCIMENTO maquiagem JUCIARA DO NASCIMENTO projeto gráfico AMARILDO DE ALMEIDA fotografia LUIS CARLOS HILLE produção CRISTOVÃO PETRY realização LA TRAMA COMPANHIA TEATRAL direção AMARILDO DE ALMEIDA

PROJETO SEXTAS ALTERNATIVAS - ANO IX
Apresentação do Espetáculo Teatral PELA JANELA
Quando:
24 abril de 2008 - quinta-feira
Onde: AMORABI (Rua dos Esportistas, 510, Itinga - Fone: 465 2075)
Quanto: Gratuito
REALIZAÇÃO: AMORABI e Cristóvão Petry Produção Cultural
APOIO: Dionisos Teatro

Nenhum comentário: