terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

LUZ NA OBRA DE SCHWANKE

Foto: Fabrizio Motta
Luz na obra de Schwanke

No dia 20 de fevereiro, às 20 horas, no anexo 1 do Museu de Arte de Joinville (MAJ), localizado na Cidadela Cultural Antarctica, ocorrerá a abertura da exposição "Luz na obra de Schwanke". A mostra, que conta com o apoio da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e do Instituto Schwanke, é mais um desdobramento do documentário "À Luz de Schwanke", dos diretores Maurício Venturi e Ivaldo Brasil. A montagem de seis desenhos criados na década de 1970 e "Claro-Escuro", uma instalação que utiliza holofotes, espetos e uma plotagem de "A Deposição de Cristo", de Caravaggio, podem ser apreciadas na exposição que tem por objetivo mostrar a produção, bem como fazer tomadas de cenas que incorporarão o vídeo documentário cujas filmagens foram iniciadas no último domingo, na casa da irmã do artista, Maria Regina Schroeder Schwanke.A seleção das sete obras contou com a curadoria de Nadja de Carvalho Lamas, presidente do Instituto Schwanke, e de Charles Narloch, diretor executivo da FCJ e da diretoria cultural do Instituto. "Será um momento importante para divulgação da obra do artista e da criação do Museu de Arte Contemporânea (MAC-Schwanke), razão pela qual gostaríamos de contar nesta noite com a participação de todos os amigos e admiradores da obra de Schwanke", diz Nadja de Carvalho Lamas, presidente do Instituto Schwanke.O momento é marcante para a continuidade das filmagens de "À Luz de Schwanke". O diretor Maurício Venturi quer registrar os efeitos produzidos pela poética do artista nos espectadores, uma etapa valiosa para os resultados formais do primeiro documentário em torno da trajetória deste joinvilense. A iniciativa, prêmio do Edital Cinemateca/FCC 2007, é da Contraponto, produtora especializada em documentários.
Foto"Cobra Coral", obra de Schwanke remontada neste final de semana, na casa de Juarez e Maria Regina Schwanke Schroeder. Venturi registrou todo o processo da montagem, coordenado por Juarez Schroeder. A foto é de Gill Konell


Serviço:
O QUÊ: Mostra "Luz na Obra de Schwanke".
ONDE: Anexo 2 do MAJ, Cidadela Cultural Antarctica, rua 15 de Novembro, 1.383, centro, Joinville.
QUANDO: 20/2/08, 20h.
QUANTO: Gratuito.
APOIO: Fundação Cultural de Joinville e Instituto Schwanke.

2 comentários:

Unknown disse...

Cristovão,

estou aqui para agradecer a inserção sobre a mostra de Schwanke. Obrigada pelo apoio. Fiquei bem contente com a criaçãod e seu blog. Parabéns!!!

Néri Pedroso

Anônimo disse...

Cristovão,
Luz na obra de Schwanke.

É de grande importância a valorização do artista, e com essa exposição e o documentário vimos quanto Schwanke foi importante para arte contemporânea.

Márcia Morsch