quarta-feira, 18 de março de 2009

ALTERNATIVAS - 10 ANOS


Projeto completa 10 anos de atividades culturais no Bairro Itinga
ALTERNATIVAS – seu encontro com a Arte

Ano 2000. Um Grupo de Teatro (Grupo Cultural Itinerante) percebe que o homem tem necessidade de experiências culturais diversas para melhorar sua visão de mundo e transformá-lo. Alia-se a uma Associação de Moradores (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga - AMORABI) e criam o Projeto Sextas Alternativas para promover apresentações culturais de graça para as pessoas do Bairro.
Ano 2009. O Projeto completa 10 anos e muda de nome para Alternativas. Continua ativo e é uma das iniciativas mais sólidas da cidade de Joinville. Quase 10 mil pessoas já participaram do Projeto. Mais de 100 atrações diferentes (teatro, dança, música, lançamento de livro, exposição de artes plásticas, declamação de poesia, exibição de filmes, conversas sobre arte etc). Além disso, através do Projeto, a AMORABI criou outras atividades culturais para a comunidade – cursos de Violão, Coral, Dança de Salão. Promoveu também, com patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville o Projeto CICLO DE LEITURAS DRAMÁTICAS (2007) onde mais de 60 pessoas participaram com um diretor contratado da Leitura de Textos de Teatro e do Projeto Aprendendo a Fazer – Curso e Mostra Teatral no Itinga (2008) com a participação de mais de 60 alunos/atores e com a realização do I Mostra Teatral do Itinga. A Amorabi também foi escolhida pela Fundação Cultural de Joinville para participar do Projeto CURTA NOS BAIRROS (2007) e diversas pessoas puderam participar da produção de um filme digital chamado Maria, Uma Lição de Vida.
Nestes 10 anos, é a primeira vez que o Projeto tem um Patrocínio. A AMORABI aprovou o Projeto no Edital de Apoio as Artes 2008 – Mecenato e conta com o Patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville. Com este auxílio será possível melhorar a infraestrutura do Espaço, pagar cachê para os artistas e produção, fazer o material gráfico e realizar 3 cursos de teatro na comunidade.

A Produção do Alternativas, será agora realizada pela atriz Samantha Cohen, uma das idealizadoras do Projeto há 10 anos atrás. SAMANTHA COHEN (SATED-SC 7083) há onze anos desenvolve atividades teatrais transitando entre as funções de atriz, pesquisadora, arte-educadora, produtora, diretora e figurinista. Natural do Rio de Janeiro (RJ) mudou-se para Joinville em 1989 onde começou a trabalhar com teatro junto com o Grupo Cultural Itinerante, no Itinga (1994-2001) e também na Cia. Experimental de Teatro de Repertório da Univille (1998-1999). Em 2001/2002 através de intercâmbio cultural viveu e estudou por um ano na cidade Kristiansand, na Noruega. Em 2006 graduou-se em Artes Cênicas pela UDESC e atualmente cursa o mestrado em Teatro (PPGT/UDESC) e desenvolve o projeto de pesquisa sobre Organização e Modos de Sobrevivência de Grupos Teatrais da Região Sul e Sudeste. É integrante fundadora do Grupo Teatro em Trâmite, de Florianópolis e desde 2003 vem ministrando oficinas teatrais em escolas e comunidades da região de Florianópolis. Atuou em diversos espetáculos e no último ano estreou dois novos trabalhos “A Lição” de Eugenio Ionesco, com a La Trama Cia Teatral (Joinville) e “A Galinha Degolada”, Horácio Quiroga, uma parceria entre os grupos Teatro em Trâmite e Persona Cia de Teatro (Florianiópolis).

A primeira apresentação fica por conta do Grupo Maginguelado com o Espetáculo Tete – A história do cara (fotos anexa).

Sobre o Espetáculo:

Da pesquisa à cena
Partindo da obra de Quino (criador da Mafalda, famosa personagem de história em quadrinhos) a peça teatral TETE – a história do cara trata da vida e dos relacionamentos dos homens na cidade.
Seis meses de pesquisa e montagem marcam a trajetória inicial do espetáculo, desde a seleção das tiras de Quino até a reunião de materiais diversos relativos ao tema e aos ensaios de construção da dramaturgia. Para aquela etapa do trabalho Antônio Leopolski foi convidado a compartilhar sua experiência de muitos anos como bonequeiro, que também desenvolvia pesquisa com materiais alternativos.
O espetáculo TETE teve sua montagem patrocinada pela lei de incentivo municipal de Joinville no ano 2005, com projeto sob o título de QUINOCENA. Posteriormente realizamos turnê até o estado do TO, passando também por MS, GO e MA.
Na confecção dos bonecos foram empregados materiais como telas de alumínio de condicionadores de ar, calotas de carro, encosto de cadeira, papel de revistas, etc.
A trilha sonora originalmente composta para o espetáculo pela criação de Fábio Kbelo, tem como pano de fundo a dinâmica seqüencial, uma vez que partindo das HQs de Quino as cenas ganharam um tom que uniu essas linguagens artísticas.

sinopse
Tete é um homem comum. Busca, como todos os outros comuns uma resposta que possa lhe indicar o caminho da felicidade. Mas como alcançá-la num mundo onde trabalho e emprego foram separados há muito tempo, gerando um sistema sócio-financeiro que nos cobra (quase por tempo integral) uma espécie de pré-ocupação ligada ao dilema: viver X conseguir dinheiro.
Passando pelo mundo dos negócios informais, TETE descobre um tipo de organização que privilegia a visão voltada para um futuro, travestido de progresso, onde ele organiza-se burocraticamente.
Construída sua ordem de emprego sobrevém uma rotina que lhe suga as forças, seu projeto de vida e seu ânimo. Que alternativa restará?
Articulando bonecos de 2,50m e utilizando-se da arte seqüencial de HQ (histórias em quadrinhos) e também de cinema, o espetáculo apresenta ao público uma linguagem divertida e dinâmica.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral................................ Luciano Fusinato
Direção Cênica............................. Cidval Baptista Júnior
Atuação/manipulação.................. Allyne Deunizio e Luciano Fusinato
Confecção..................................... Teatro Maginguelado.
Trilha sonora original.................... Fábio Kbelo
Voz em off do personagem FF... Antônio Leopolski
Tempo de duração....................... 40min
Público alvo................................... a partir de 06 anos

SERVIÇO:
Projeto ALTERNATIVAS – seu encontro com a Arte – 10 anos
Espetáculo: Tete – A história do Cara
Grupo: Teatro Maginguelado
Local: Sede da Amorabi – Rua dos esportistas, 510 Itinga
Informações: 3465 2075 – amorabi@terra.com.br
ENTRADA GRATUITA
Realização:
Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI
Patrocínio: SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura Municipal de Joinville

Nenhum comentário: