terça-feira, 10 de março de 2009

CURSO DE TEATRO GRATUITO

CURSO DE TEATRO NO ITINGA - GRATUITO
PROJETO “ALTERNATIVAS”

A Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI com o Patrocínio do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville realiza mais um curso de teatro gratuito para a comunidade.
O curso faz parte do Projeto Alternativas (antes chamado de Sextas Alternativas), que completa 10 anos em 2009. Será oferecido a crianças, jovens e adultos moradores do bairro e para quem tiver interesse, com ou sem experiência teatral. Tem como objetivo geral dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em 2008 com as primeiras turmas do curso dando ênfase a ampliação do conhecimento das ferramentas teatrais como: a expressão corporal e vocal, a construção de personagens, o trabalho com texto dramático e o aperfeiçoamento e ampliação das cenas já existentes.

Dentre os objetivos específicos do curso serão trabalhados noções de espaço cênico, elementos para construção de personagem, concentração e atenção, expressão corporal e vocal, leitura e estudo de um texto dramático, construção e ensaio de cenas, apresentações de cenas ou espetáculo. Durante o ano os alunos também terão a oportunidade de apreciar e conhecer princípios de iluminação, cenografia e criação de figurinos junto aos grupos teatrais e técnicos da cidade que se apresentarão no “Projeto Alternativas”.

Os alunos serão orientados pela Professora Samantha Cohen* e os encontros acontecerão às quintas-feiras, nos seguintes horários:
Infantil: 9h-11h - Juvenil: 14h-16h - Adulto: 19h-21h

Início: 19 de março de 2009
Duração do curso: Até dezembro de 2009
Inscrições Gratuitas.
Local: Sede da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga
Rua dos Esportistas, 510 Itinga
Informações: 3465 2075 – amorabi@terra.com.br
Realização: AMORABI
Patrocínio: SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville

*SAMANTHA COHEN (SATED-SC 7083) há onze anos desenvolve atividades teatrais transitando entre as funções de atriz, pesquisadora, arte-educadora, produtora, diretora e figurinista.
Natural do Rio de Janeiro (RJ) mudou-se para Joinville em 1989 onde começou a trabalhar com teatro junto com o Grupo Cultural Itinerante, no Itinga (1994-2001) e também na Cia. Experimental de Teatro de Repertório da Univille (1998-1999). Em 2001/2002 através de intercâmbio cultural viveu e estudou por um ano na cidade Kristiansand, na Noruega. Em 2006 graduou-se em Artes Cênicas pela UDESC e atualmente cursa o mestrado em Teatro (PPGT/UDESC) e desenvolve o projeto de pesquisa sobre Organização e Modos de Sobrevivência de Grupos Teatrais da Região Sul e Sudeste. É integrante fundadora do Grupo Teatro em Trâmite, de Florianópolis e desde 2003 vem ministrando oficinas teatrais em escolas e comunidades da região de Florianópolis. Atuou em diversos espetáculos e no último ano estreou dois novos trabalhos “A Lição” de Eugenio Ionesco, com a La Trama Cia Teatral (Joinville) e “A Galinha Degolada”, Horácio Quiroga, uma parceria entre os grupos Teatro em Trâmite e Persona Cia de Teatro (Florianiópolis).

Nenhum comentário: