segunda-feira, 30 de março de 2009

TEMPORADA A LIÇÃO

LA TRAMA COMPANHIA TEATRAL apresenta

De Eugène Ionesco
A Lição
Espetáculo contemplado no Mecenato de 2006 através do Edital de Apoio as Artes

1. Sobre a companhia
A La Trama Companhia Teatral foi fundada em janeiro de 1999 com propósito de dar continuidade e estabilidade às pesquisas sobre a arte teatral, iniciadas nesse mesmo ano, em Buenos Aires, Argentina. Ao longo dos últimos anos, a companhia vem realizando uma série de investigações relacionadas à formação, atuação, encenação e, sobretudo, a questões relacionadas à recepção teatral. Além disso, a companhia produz espetáculos, atua na formação de atores e mantém intercâmbio com grupos nacionais e internacionais. Possui em seu repertório o Espetáculo PELA JANELA, de Georges Feydeau.

2. Sobre o autor

O dramaturgo Eugène Ionesco (1909 – 1994) é considerado um dos grandes expoentes do teatro do absurdo. Nascido em Slatina, Romênia, Ionesco passou sua infância em Paris, ainda que tenha regressado à sua terra natal aos treze anos. Aprendeu francês em Bucareste, antes de voltar a Paris em 1938 para escrever. Suas peças teatrais descrevem a ridícula e fútil existência humana num universo totalmente imprevisível, no qual, devido às suas inatas limitações, as pessoas são incapazes de se comunicar umas com as outras, tornando impossível qualquer tentativa de entendimento. Esse pessimismo é parte integrante da base do teatro do absurdo, um movimento teatral que se nutre da falta de sentido da condição humana. Ao introduzir, de forma inovadora, peças de somente um ato, os autores do teatro do absurdo utilizam técnicas tais como ambiente sufocante, linguagem sem sentido e situações aparentemente ilógicas para enfatizar o desespero e a incomunicabilidade humana. Entre as mais importantes peças teatrais de Ionesco, figuram A cantora careca, As cadeiras, O rinoceronte e o Rei morre.

3. Sinopse da peça
A peça teatral A lição começa com a chegada de uma aluna à casa de um professor para ter uma aula particular. O Professor, um indivíduo aparentemente sensível e atento, está disposto a tornar essa jovem uma mulher extremamente preparada para os desafios intelectuais da vida moderna. Para tanto, elabora uma aula tão surpreendente quanto ineficaz. E o que parecia ser mais uma aula corriqueira torna-se, durante o desenrolar da peça, uma profunda reflexão sobre temas bastante pertinentes à sociedade contemporânea.

4. Ficha técnica

Texto: A lição Autor: Eugène Ionesco Tradutor: Paulo Neves Elenco: Cristovão Petry, Juciara do Nascimento e Samantha Cohen Cenário: Amarildo de Almeida Figurino: Juciara do Nascimento Trilha Sonora: Jacson Araújo Iluminação: Flávio Andrade Operação de Som: Amarildo de Almeida Operação de Luz: Flávio Andrade Confecção do Figurino: Maria Laedy do Nascimento Fotografia: Luiz Carlos Hille Material Gráfico: João Daniel Zanella Apoio Técnico: Patrícia Petry Direção e Encenação: Amarildo de Almeida Produção: Cristovão Petry Realização: La Trama Companhia Teatral Apoio: Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, Fundação Cultural de Joinville, Prefeitura Municipal de Joinville e AJOTE
Duração: 80 minutos
Indicação: A partir dos 14 anos

A LIÇÃO
02 a 05 de abril – quinta a domingo
20 horas
Galpão de Teatro da AJOTE
– Cidadela Cultural
Ingressos: R$ 10,00 (Professor, Estudante e pessoas acima de 60 anos pagam meia)
Informações e reservas: 9603 5584 – cristovaopetry@gmail.com

Nenhum comentário: